terça-feira, 14 de junho de 2011

A crise Financeira na grécia


A Grécia, que no mês passado pediu a ativação do pacote de ajuda financeira oferecido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), tem enfrentado dificuldades para refinanciar suas dívidas e despertado preocupação entre investidores de todo o mundo sobre sua situação econômica.
O país acumulou uma dívida de 300 bilhões de euros e um déficit fiscal em 2009 de 13,6%, bem acima do teto fixado pelo Tratado de Maastricht para os países da zona do euro, que situa o Produto Interno Bruto (PIB) em 3%.
Isso acontece porque a Grécia é um dos países que passam por um desequilíbrio fiscal devido à crise financeira global que atingiu as principais economias do mundo a partir de 2008: com a arrecadação em baixa e os gastos em alta, ela gasta mais do que arrecada.
Num momento em que os custos de financiamento se encontram nos níveis mais altos dos últimos 12 anos e sua economia afunda pelo segundo ano consecutivo, a Grécia está tentando cortar seu déficit fiscal com dolorosas medidas de riausteridade para convencer os mercados de que não dará calote na dívida.

Postado por: Gilsara A. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário